27.9.07

Tecnocrácia

A internet, indiscutivelmente, causou uma das maiores mudanças na maneira como a comunicação é pensada. Um explosão de sites, blogg´s e outras ferramentas tomou a rede de assalto. A comunicação passou a ser em tempo real. Qualquer um, depois da explosão da internet, poderia criar conteúdo independente de quem seja e onde esteja.O jornalismo passou a ser participativo.
A socialização causada pela explosão da web acabou criando diversos novos nichos no jornalismo, e isso, de maneira nenhuma, pode ser visto de maneira negativa. A informação passou a estar a disposição de quem queira. E o beneficio disso para com o jornalismo é enorme. A informação não deve depender de grandes corporações dispostas, ou não, a publicá-las. Ela, em nome de um dos princípios do jornalismo, deve pertencer a todos que a queiram. Um dos pontos negativos pode ser a falta de profissionalismo ou de credibilidade da fonte, mas isso depende de onde o receptor buscará determinada informação.
o jornalismo é um trabalho que depende de fontes. A facilidade que a internet criou para encontrá-las é mais um dos pontos positivos que vieram a facilitar a vida do jornalista profissional. A participação do publico sempre foi primordial tanto para o jornalismo impresso quanto para qualquer outra forma de meio de comunicação. O jornalismo participativo da web só veio a provar isso de uma maneira diferente.
É importante para os futuros jornalistas acompanhar as novas tecnologias que vem para somar e ajudar seu trabalho, procurando se beneficiar dessas ferramentas para a execução de seu trabalho.


Yan Troisi de Savoia

1 comment:

Eduardo Cavalcanti said...

Yan, bem observada a questão da participação do público - que ela sempre foi necessária e agora é só diferente. É uma situação com a qual os jornalistas têm de lidar, e não simplesmente rejeitar.